sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OS 13 MAIORES CAMISAS 13 DA HISTÓRIA

Fala, mestres! Como hoje é um dia especial, sexta-feira 13 e véspera de aniversário, vou aproveitar a situação para falar do manto especial. Falar daqueles que têm a responsa de carregar nas costas um número tão importante: A camisa 13. E não foram poucos:

13- Gerd Müller
Ele é o maior artilheiro da seleção alemã, maior goleador em uma única edição do campeonato alemão (40 gols na temporada 1972), 7 vezes artilheiro do campeonato alemão. Ganhou a Bundesliga 4 vezes, a Copa da Alemanha outras 4 e foi tricampeão da Copa dos Campeões da Europa (74/75/76), além da Copa do Mundo de 1974. Até a Copa de 2002, era o homem que mais vezes tinha balançado as redes na história das Copas do Mundo, até ser batido por Ronaldo. Um artilheiro incontestável.

13- Johan Neeskens
Se não fosse o Camisa 13 alemão Müller, Neeskens teria conseguido muito mais glórias. Ao lado de outro Johan, o Cruijff, comandou a seleção holandesa chamada "Laranja Mecânica" na copa de 74 e, já sem Cruijff na copa de 78, chegando a 2 finais consecutivas e entrando na seleção dos melhores das duas Copas. Também no maior time do Ajax da história, sendo campeão nacional e continental. Também jogou no Barcelona e no Cosmos, ao lado de Franz Beckenbauer, Giorgio Chinaglia, Romerito e Carlos Alberto Torres.

13- Michael Ballack
Sucessor de Gerd Müller na tradição da camisa 13 alemã, Ballack foi um dos últimos ídolos do futebol daquele país. Foi campeão alemão pelo Kaiserlautern e pelo Bayern München, além de ter levantado inúmeros canecos pelo Chelsea, da Inglaterra.

13- Josimar
A zebra da copa de 1986, o lateral do Botafogo-RJ foi chamado às pressas, graças ao corte de Leandro. Entrou como titular e, surpreendentemente, marcos dois golaços antológicos contra Irlanda do Norte e Polônia, ficando eternizado na mente dos torcedores brasileiros. Também venceu a Copa América de 1989 com a camisa da seleção e estava no time do Botafogo que pôs fim ao jejum de 21 anos sem títulos, no campeonato carioca de 1989.

13- Wilt Chamberlain
Um dos maiores jogadores de basquete da história, apesar de ter vencido apenas 2 temporadas (66/67 com os 76ers e 71/72 com os Lakers). É detentor de inúmeros recordes na liga, dentre eles, os recordes de maior média de pontos em uma temporada (50,2 pontos por partida em 61/62 com os Warriors de San Francisco), maior número de rebotes em uma só partida (55), além de ser o único jogador da história a fazer mais de 100 pontos em uma única partida (76ers 169 x 147 Knicks em 02/03/1962). Foi eleito o melhor jogador da liga por 4 vezes.

13- Daniel Alves
Lateral direito revelado no Bahia, foi um dos heróis da conquista da Copa das Confederações em 2009, com a camisa da seleção brasileira, ao marcar um gol de falta contra os donos da casa, a África do Sul, aos 45 minutos do segundo tempo. Também participou da Copa do Mundo 2010.

13- Zagallo
Apesar de não ter jogado com a camisa 13, sua predileção pelo número já é lendária. Como jogador, conquistou várias vezes o campeonato carioca, com o Flamengo e o Botafogo. Levantou a taça de campeão da Copa do Mundo por 4 vezes, seja como jogador, treinador ou auxiliar técnico, sendo o único a conseguir esse feito.

13- Sebástian "Loco" Abreu
Um dos maiores atacantes da história do uruguai, o excêntrico atacante é conhecido pelo seu acervo pessoal, um museu particular onde guarda peças importantes da sua carreira, e pelo modo como cobra pênaltis, além da predileção de sempre usar o 13 às costas.



13- Dan Marino
Um dos maiores quarterbacks da história do Football nos EUA, Marino atuava pelo Miami Dolphins e nunca venceu um Super Bowl, mas é dono de vários recordes, dentre eles, maior número de passes tentados, maior número de passes completados, maior número de passes para touchdowns em uma temporada e maior número de passes para touchdown na carreira.

13- Cocada
O irmão do ex- jogador da seleção e do São Paulo Müller era um lateral-direito limitado, mas entrou pra história como o desconhecido camisa 13 do Vasco, que entrou em campo para substituir Vivinho, aos 43 minutos do segundo tempo, na final do campeonato carioca de 1988, com o jogo empatado em 0 a 0. O empate já daria o título ao cruzmaltino, mas 1 minuto depois de entrar, Cocada deu um chute cruzado que decretou a vitória e o título, mas se empolgou na comemoração, tirou a camisa, esbravejando em direção ao banco de reservas do Flamengo, onde estava o treinador Carlinhos, que o dispensara do rubro-negro no ano anterior. Resultado: foi expulso 1 minuto depois de ter feito o gol. 3 minutos para entrar para a história. Foram os 3 minutos mais intensos de sua carreira.

13- Steve Nash
Steve Nash é um dos maiores jogadores de basquete da história do Canadá. Nash fora escolhido MVP por 4 vezes, sendo o primeiro canadense a vencer, o segundo estrangeiro (após Hakeem Olajuwon) e o primeiro branco desde Larry Bird em 1986. Na temporada 06/07, Nash se tornou o primeiro jogador desde Magic Johnson a ter uma média de 18 pontos e 11 assistências por jogo, e fora o jogador mais votado para o All-Star Game.

13- Luis Inácio da Silva
O popular "Lula", autoridade máxima de Pindorama, também tem sua predileção pela camisa 13, até pelo fato do seu partido ter a legenda 13. Durante 8 anos do seu mandato, não faltaram diversas camisas em sua coleção.

13- Se você se deu ao trabalho de ler esse post até o final, leu o título e só contou 12 célebres camisas 13, é claro que o 13º é esse blogueiro que vos escreve! Só quem teve a honra de dividir o campo com este cerebral canhoto que joga de meia-direita sabe a qualidade do futebol-inteligência e dos passes açucarados que deixam babando qualquer artilheiro e deixariam Gerson, Beckham, Petkovic e Zico orgulhosos.

Brincadeiras à parte, até a próxima!

Um comentário:

  1. botou o lula só pra ganhar comentário polêmico ... mas meu voto é não parceiro! FOI MAL (N)

    ResponderExcluir