Ahh... pensaram que eu não iria falar de música né? Pois um blog de Berriene tem que ter música! E é claro que vamos falar de coisas bizarras e música! Pois é disso que se faz a vida: Música e coisas bizarras...
...na verdade acho que não é bem isso não, mas não vem ao caso...
Essa lista diz respeito ao gênero musical mais popular e popularesco desse país: O brega!
Mas não são todos os cantores do gênero que são brega. E como o objetivo não é fazer listas convencionais, essa lista não é pra falar de artistas que cantam brega (necessariamente).
Pois, apesar de tanta gente fazer música brega nesse país brega, poucos tem a manha de ter uma alma igualmente brega.
Pois vamos aos artistas mais ridiculamente bregas que já passaram nesse solo de Pindorama:
1- Paulo Ricardo
Depois do sucesso do álbum "Rádio Pirata ao Vivo" com o RPM, veio o fracasso e o cara surtou: foi pop romântico, foi cover de Roberto Carlos, foi mocinho em novela italiana brega... Não há nada mais brega do que alguém que se identifica com tudo e com nada ao mesmo tempo. E consegue ser brega com tudo aquilo que se identifica.
2- Luis Carlos (Raça Negra)
O cara surgiu cantando pagode de corno, o que já é uma carteirada e tanto pra se estar nessa lista. Mas foi quando o cara se lançou à carreira solo, largando o pagode pra ser romântico que deixou de ser um pagodeiro corno para ser um pago-corno brega.
3- Latino
Esse sempre foi o "style" da breguiçe nacional. Começou no "oh baby me leva" e quem não se lembra dos breguíssimos bigodinho "anos 50" e mullets "anos 80" que ele usava em plenos anos 90? Depois caiu no ostracismo, guerreou com a Kelly Key, graças a isso, ressurgiu. Hoje ele canta "Katia Cachaça" e usa um figurino que mistura Elvis e Falcão (cearense). Hiper brega.
4- KLB
Brega em dose tripla, essa tantativa frustrada de Bee Gees também não sabe o que quer: flerta com o romantismo pop, com o Rock mela cueca, baladas, mudanças de visual... tudo com extrema breguice, embaladas pela voz extremamente brega do "L". Até cover do nosso brega número 1 eles já fizeram. Não há mais nada a acrescentar.
5- Nando Reis
Vocês podem até gostar dele... gostar de Titãs e tal... mas ningém vai me convencer de que esse cara, com aquele cabelinho e aquela barba ruiva não é uma figura brega. Só por isso? Não! As suas músicas de conteúdo subjetivo-intelectualóide que, no final, não querem dizer nada mesmo, não tem nada de chique: são bregas mesmo!
6- Alexandre Pires
É mais um do "clube Luis Carlos" da breguice pagodeira. No começo da carreira ele matava baratas e até conseguiu colocar um "outdoor" num jornal!!! (como ele conseguiu? já viu o tamanho de um outdoor?). Mas o ápice foi quando ele abraçou, chorando emocionado, o hiper gente boa George Walker Bush. Esse ato consegue fazer a gente esquecer toda a breguice que ele já cantou e se revoltar com a breguice da pessoa que ele é. Parei com ele!
7- Zeca Baleiro
Se juntando ao "clube Nando Reis" dessa lista, mais um "pseudo-cult". Você vai querer me convencer de que não é muito brega o cara falar que "acordou com vontade de mandar flores ao delegado, bater na porta do vizinho e desejar bom dia e beijar o português da padaria"? O estilão dessa figura não convence ningém mesmo. Cult porra nenhuma! É um Real-Brega!
8- Chico César
Finalmente, completando o "clubinho dos pseudo-cult". O eterno "cebolinha" já seria brega só pelo cabelinho esquisito, que ele devia achar ser o maior style-identidade dele, mas é tão brega, que pensa realmente ter vindo da "mama-África", e até cita Salif Keita, que diz ter dançado. Alguém já dançou ao som de Salif Keita? Alguém sabe quem é Salif Keita? Só sendo muito brega mesmo... Conselho pra ele: Pede pra "mama" um emprego nas Casas Bahia que é mais digno que ser tão brega assim.
9- Dinho Ouro Preto
Um cara de 60 anos que se veste de adolescente de 16 e canta historinhas de pós-adolescentes de 20, só pra manter a faixa etária de fãs que a banda tinha a 20 anos atrás já seria suficientemente brega pra se estar nessa lista. Mas o piercing no umbigo é o tiro fatal. Piercing no umbigo, Dinho???? Bregaaaaaaa... E dúvida...
10- Roberto Carlos
O "brega-mór" não poderia ficar ausente da festinha! Inspiração de todos os anteriores da lista, foi um roqueiro brega no início de carreira, chegou ao auge sendo o cantor romântico mais brega da história (que, num país brega, daria facilmente o título de "Rei" a alguém...), depois se empolgou e cantou músicas bregas de temas bregas (mulher pequena, gorda, com celulite, manca, caolha...) e até música religiosa brega ele cantou! O visual também ajuda: Aqueles terninhos azuis já são brega demais, mas o cúmulo foi andar vestido de marinheirinho num cruzeiro (me lembrou Quico). Dar beijinhos nas rosas e jogar pra platéia... Chega!!! Nem tenho muito o que falar dele. É o Rei brega!!
Outras listas virão... Aguardem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
e vc é brega por falar da breguice dos outros..
ResponderExcluirfalar mau de uma pessoa só pq ela é ela mesma e não uma cópia de qualquer pessoa q vc axa "legal"..
nunka esteve na moda...
bye..
CONCORDO PLENAMENTE, PODEM ATÉ SEREM BREGAS NO ENTANTO, SÃO FELIZES E PROPORCIONAM A FELICIDADE DE MUITA GENTE E O QUE É MAIS BONITO NESTES BREGAS É QUE ELES NÃO PRTDEM TEMPO TÃO PRECIOSO FALANDO DAS NIDAS ALHEIAS, NÃO SE IMPORTAM COM CRITICOS SEM BASE CONSIDERAVÉL O BASTANTE PARA ATINGI-LOS.
ResponderExcluirbJ PESSOAL SEJAM FELIZ A SUA MANEIRA
Afe que sem gracisse! Pra mim isso não é brega!
ResponderExcluirbrega é vc dizer que isso é brega alem de brega ''burro''
ResponderExcluirAposto que as três sumidades que comentaram anteriormente só sabem repetir "com certeza" até para um bom dia. São do tipo que "vão estar...", enfim, orgulhosos integrantes da casta dos incluídos sociais. Prá essa gente os caras não são bregas não... Outra coisa, mostra-me como escreves e te direi o caminho para o MOBRAL.
ResponderExcluirAmérico
Calma gente...
ResponderExcluirQuem tem boca fala o que quer. Quem tem blog escreve o que quer... mas tudo isso é questão de opinião. E diga-se de passagem concordo plenamente com algumas colocações, mas sou uma lady, com certeza seria mais educada nos meus comentários. Com outras colocações discordo, pois acredito que diferente do gênero musical o que conta mesmo é o dom de cantar e INTERPRETAR a música. Pô fazer música é acertar todo um conjunto de coisas. Essa discussão me faz lembrar da ética, nossa velha companheira e da liberdade de expressão, a qual foi feita para somar e não dividir.
Ah! Eu acho que ser eclético não é ser brega. Uma pessoa brega é aquela que facilmente é rotulada, é aquela q tem explicação e opinião pra tudo, pois afinal vivemos na era da informação e daqui a minutos o q vc aprendeu antes já não vale muita coisa... Isso sim é ser hiper brega. Vamos aprender a relativisar!
Um abraço.
Ser anônimo também é ser brega!
ResponderExcluirGente... Cadê o embasamento dos seus comentários? Pois os comentários do post se embasaram em alguma coisa! Chamar de "bobo, feio e chato" no vazio, sem explicar o motivo da discordância é de uma falta de maturidade e inteligência sem igual. Contra fatos não há argumentos.
ResponderExcluirOlha, na boa garanto que até você ja do músicas do até então "BREGAS", certo ? Falar mal do Nando Reis, Zeca Balerio, Dinho e até do Roberto Carlos é quase uma ofença nacional! Eu e garanto que muita gente por ai gostariam de chegar na idade deles desse jeitinho que são, de chegar aos 60 parecendo um garotão de 20, de cantar músicas intelectuais só para os verdadeiros sentirem o que a música diz e porque não acordar tão feliz por estar apaixonado e sentir vontade de mandar flores ao delegado, de bater na porta do vizinho e desejar bom dia, de beijar o português da padaria. Antes de criticar grandes nomes procure sem metade do que eles são .
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog !!!! Concordo plenamente com sua opinião !!!Ninguém merece este tipo de música .....
ResponderExcluirPelo menos eles sao milhonarios e fazem o que gosta, agora vcs pobres que nao sabem fazer nada nem cantar, só criticar.
ResponderExcluir